Policy Brief: Cátedra Itinerante lança nova publicação com aprendizados de políticas de Inclusão Produtiva Rural

Policy Briefs leia esta notícia

A Cátedra Itinerante lançou nesta quarta (27/03) o Policy Brief “100 territórios de inclusão e sustentabilidade – para uma estratégia renovada de inclusão produtiva no Brasil rural e interiorano“. O objetivo é disponibilizar para o debate público resultados de pesquisas, ideias e sugestões para o aprimoramento de políticas públicas na área de inclusão produtiva rural.

Nos anos 2000, vários países latino-americanos, incluindo o Brasil, experimentaram políticas públicas de inclusão produtiva rural que resultaram em expressiva redução da pobreza. Apesar dos esforços empreendidos, não houve inclusão pela via do trabalho e o processo de exclusão produtiva se aprofundou, totalizando mais de 1 milhão de postos de trabalho perdidos no Brasil rural.

Com a retomada de governos progressistas na região, o tema pode e deve voltar a ocupar lugar de destaque. Porém, a simples repetição de políticas experimentadas duas décadas atrás tende a levar ao mesmo tipo de resultado. Isso pode significar uma saída apenas transitória e com risco de reversão em períodos de refluxo da política social, como aliás aconteceu nos anos recentes. “Houve uma enorme inovação, mas as políticas públicas precisam de inovações permanentes”, avalia Arilson Favareto, professor da Universidade Federal do ABC e coordenador do Núcleo Cebrap Sustentabilidade.

A quarta edição do Policy Brief da Cátedra Itinerante apresenta ideias e exemplos de medidas para uma geração renovada de políticas de inclusão produtiva no Brasil rural e interiorano, apoiadas nas evidências obtidas com uma ampla gama de estudos e pesquisas que se dedicaram a avaliar o que se conseguiu e o que precisa ser feito em termos de políticas de inclusão produtiva.

Entre as inovações necessárias destacam-se a importância de introduzir novos instrumentos no mix anteriormente experimentado, com destaque para as políticas de inclusão digital, sobretudo para os mais jovens, e a necessidade de tratar afirmativamente a diversidade de situações de exclusão e, consequentemente, de caminhos possíveis de inclusão produtiva, evitando assim a homogeneização das ações.

A quarta edição do Policy Brief da Cátedra destaca seis tópicos:

i) necessidade de estratégias diferentes para territórios com características diferentes;

ii) necessidade de criar formas de coordenação de políticas em arranjos territorializados, para ir além de programas implementados individualmente;

iii) buscar formas de complementariedade e de coordenação entre governo federal, estados e município coma tores privados;

iv) fortalecer a inclusão produtiva sem descuidar das outras dimensões da vida social dos agricultores;

v) necessidade de agregar nesta estratégia novos temas e instrumentos;

vi) formação de capacidades técnicas e políticas renovadas.

Lançamento

O evento de lançamento do Policy Brief teve a participação de Allan Razera, coordenador-geral de Gestão do Conhecimento e Informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Camile Sahb, diretora de Inclusão Produtiva Rural e Acesso à Água, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Mireya Valencia, professora da Universidade de Brasília e presidente da Rede de Estudos Rurais.

O lançamento contou com transmissão ao vivo, disponível no Youtube do Cebrap. Todas as edições do Policy Brief estão disponíveis no site da Cátedra Itinerante, confira:

 

 

 

 

Ascom Cátedra

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre a Cátedra em seu email.