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A Cátedra Itinerante é sediada por organizações de diferentes regiões do país durante um período determinado. Sua atuação baseia-se em três dimensões:
Produção de conhecimento: com base em evidências sólidas, compreender os problemas que bloqueiam a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil rural e interiorano e como superá-los.
Fortalecimento de capacidades: Criar condições para que as mais diferentes organizações possam produzir conhecimentos e fortalecer suas práticas. Além disso, auxiliá-las na construção de novos conhecimentos, favorecendo as práticas orientadas por uma abordagem sistêmica e multidimensional dos problemas.
Incidência: Promover o acesso deste conhecimento e procurar influenciar o horizonte de ações de diversos atores, assim aprimorando o processo de tomada de decisão para fins de investimentos e outras oportunidades. Não só para a sociedade civil, mas para gestores e formuladores de políticas públicas e para o setor privado
A gestão e coordenação do projeto é feita pelo Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade – Cebrap Sustentabilidade. Criado em 2020, o Cebrap Sustentabilidade dedica-se à produção de conhecimentos voltados a favorecer formas inovadoras de tratamento do tema ambiental e que estejam sintonizadas com os principais avanços realizados pela comunidade científica nacional e internacional. Na gestão da Cátedra Itinerante o núcleo desenvolve um relatório anual e outras publicações, como: capítulos de livros, artigos e policy briefs; além de promover e participar de seminários, oficinas entre outras ações, que objetivam sistematizar e levar ao público, informações e reflexões sobre temas e experiências que trazem lições e aprendizados que podem e precisam ser mais bem aproveitados em projetos e em políticas públicas
É a inclusão de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social no mundo do trabalho, que tem como objetivo impulsionar as oportunidades e aumentar a produtividade no Brasil para, assim, diminuir a exclusão social.
Com a pandemia da COVID-19, o tema ganhou ainda mais evidência e urgência. A crise sanitária aprofundou o contexto de pobreza frente aos aumentos do desemprego e precariedade do trabalho, deixando milhares de pessoas sem acesso à renda e condições dignas de vida.
A realidade brasileira, tão heterogênea e complexa, impõe desafios também nas áreas rurais e interioranas. Para inserir pessoas e famílias destas regiões no mundo do trabalho, deve-se desenvolver uma nova abordagem sobre a inclusão produtiva rural.
A Cátedra Itinerante pretende estabelecer uma visão sistêmica e multidimensional sobre o tema, considerando tanto as restrições nas esferas individuais quanto socioeconômicas que afetam as populações em vulnerabilidade.
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A relação entre os temas produtivos e as privações básicas
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As várias faces dos bloqueios produtivos
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A importância do entorno e das oportunidades econômicas
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A necessidade de iniciativas multiatores
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Transições sustentáveis e valorização de modos de vida locais
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O surgimento da Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano” se deu em quatro grandes momentos:
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1 – A Fundação Arymax já vinha realizando uma série de investimentos no campo da Inclusão Produtiva, com o objetivo de impulsionar oportunidades de trabalho e renda no Brasil. Entretanto, ainda enxergava uma lacuna de conhecimento relevante no campo da Inclusão Produtiva Rural.
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2 – Nesse terreno fértil para o desenvolvimento de novos projetos, nasce no Cebrap Sustentabilidade a ideia de uma iniciativa com foco na Inclusão Produtiva Rural. A partir daí, iniciam-se uma série de diálogos com a Fundação Arymax, que dariam origem ao que é hoje a Cátedra Itinerante.
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3 – Tão logo, a Fundação Tide Setubal e o Instituto Humanize se juntam à iniciativa e, assim como a Fundação Arymax, oferecem apoio financeiro e compõem um comitê de acompanhamento que participa ativamente de decisões estratégicas ao lado do Cebrap Sustentabilidade.
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4 – A partir de 2022, a Fundação Porticus também se soma à iniciativa e passa a compor o comitê de acompanhamento e a financiar a Cátedra.
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