Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cebraporg/public_html/inclusaoprodutivarural.cebrap.org.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Cátedra IPR debate desafios e oportunidades para a inclusão produtiva rural em seminário da Embrapa : Cátedra Itinerante de Inclusão Produtiva Rural

Cátedra IPR debate desafios e oportunidades para a inclusão produtiva rural em seminário da Embrapa

leia esta notícia

O diretor da Cátedra Itinerante de Inclusão Produtiva Rural (IPR), Vahíd Vahdat,  participou, na quinta (27/02), de seminário virtual realizado pela Rede de Socioeconomia na Agricultura (RSA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento sobre a situação atual e os desafios futuros do mercado de trabalho rural abordou as transformações no setor, os impactos da modernização e a relação entre emprego e inovação no agronegócio.

Em sua apresentação, Vahíd destacou a importância de explorar as complexidades do emprego nas áreas rurais, especialmente na agricultura, e as oportunidades para a inclusão produtiva. Também apresentou dados dos relatórios produzidos pela Cátedra Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano de 2022 e de 2023/2024, que traça um panorama detalhado sobre os desafios e as oportunidades para a inclusão produtiva nas áreas rurais do país, em um contexto de mudanças climáticas e transformações estruturais.

O pesquisador também fez um resgate das políticas agrícolas no Brasil, desde a modernização da agricultura na década de 1960, impulsionada pela Embrapa, até os programas mais recentes de inclusão produtiva, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Outro ponto levantado foi a diversificação das atividades rurais. Vahíd ressaltou que 49% da população que vive no campo não trabalha diretamente com agricultura, enquanto 35% dos trabalhadores agrícolas residem em áreas urbanas. Essa dinâmica mostra a necessidade de olhar para as áreas rurais como espaços de múltiplas oportunidades, não restritas apenas à produção agrícola.

Assista ao seminário da Embrapa 

Além de Vahíd, participaram do encontro: Helio Zylberstajn, presidente da Associação Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho (Ibret), que destacou tendências do emprego no Brasil, incluindo fenômenos modernos como a uberização do trabalho rural e a proposta de um modelo de condomínio rural; e Isabel Mendes, assessora técnica do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA),  que apresentou números do emprego agrícola, trazendo uma análise atualizada do mercado de trabalho no agronegócio.

O evento faz parte de uma série de cerca de 12 debates que acontecerão ao longo de 2025. O objetivo é conhecer os fundamentos, estabelecer o diálogo e tomar ciência das principais decisões nas temáticas debatidas, de maneira a subsidiar a orientação de pesquisas da Embrapa. As sessões buscam oferecer uma visão ampla, internacional/nacional; visão setorial de governo e potencial de contribuição da Embrapa.

Comunicação Cátedra

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre a Cátedra em seu email.