Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cebraporg/public_html/inclusaoprodutivarural.cebrap.org.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Amefa realiza seminário de avaliação de impacto do CapGestão Cerrado : Cátedra Itinerante de Inclusão Produtiva Rural

Amefa realiza seminário de avaliação de impacto do CapGestão Cerrado

leia esta notícia

A Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa), organização que sediou a Cátedra Inclusão Produtiva Rural, em 2023, realizou na última quinta (6/06) um seminário para avaliar os impactos da 2ª Fase do CapGestão Cerrado.

O programa é uma estratégia criada para o fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade localizadas no Bioma Cerrado. Com foco na capacitação, a iniciativa contribui para aumentar as capacidades locais de forma a melhorar a gestão de empreendimentos da agricultura familiar, de povos indígenas e comunidades tradicionais.

Nesta edição, o público-alvo foram profissionais de ensino das Escolas de Famílias Agrícolas (EFAs) e das Casas Familiares Rurais (CFRs), que atuam diretamente com crianças, jovens e adultos que trabalham com os produtos da agricultura familiar. A ideia foi qualificar esses profissionais trabalhando temas como o fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade, gestão e comercialização dos produtos de associações, cooperativas e coletivos.

“Ao longo dessas duas fases, desenhamos um conteúdo para atender as necessidades das organizações da agricultura familiar, povos indígenas, comunidades tradicionais, ampliando um processo de capacitação com ferramentas participativas e fortalecimento das principais cadeias da biodiversidade, como o babaçu, baru, pequi, buruti e mel”, afirma Cláudia de Souza, representante da GIZ.

O programa CapGestão Cerrado contou com os seguintes parceiros para realização: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (Unefab), Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), WWF-Brasil, GIZ, Cátedra Inclusão Produtiva Rural, UNB, professores e egressos do IFB. Ao todo, foram sete módulos com 444 pessoas inscritas dos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Piauí, Maranhão e Tocantins.

O seminário de avaliação apresentou resultados sobre o Plano de Ensino Aprendizagem (PEA) e trouxe a participação de seis monitores para compartilhar suas experiências com os projetos:

  •         Identificação das fitofisionomias do Cerrado e biodiversidade na área da Escola Família Agrícola de Porto Nacional (Tocantins)
  •         Extrativismo no Cerrado. O nosso Cerrado, alternativas econômicas do extrativismo nas comunidades e formas de produção agrícola e pecuária
  •         Sistema de Produção e Hortaliças
  •         Agricultura familiar e quintais produtivos
  •         Produção agroecológica: a construção do projeto SAF na EFA de Angical
  •         Produção Agroecológica e Restauração Ecológica Produtiva

“A partir da pesquisa e das experiências que cada um trouxe para nós podemos concluir que foi uma formação riquíssima e importante. Agora fica a necessidade de um aprofundamento maior para alcançar mais pessoas”, avalia Marleide Alves, representante da Unefab.

Próximos passos

Em outubro, está prevista a realização da 2ª Conferência Nacional de Alternância da Pedagogia dos Ceffas e o 5º Seminário Nacional de Pedagogia de Alternância do Brasil. Também está previsto o lançamento do Caderno Didático desenvolvido para potencializar planos de estudos na perspectiva da conservação do Cerrado.

Saiba mais:

 Amefa, organização-sede da Cátedra, produzirá caderno didático para potencializar estudos para conservação do Cerrado
 Oficinas de cadernos didáticos semeiam conhecimento para transformar a educação e preservar o Cerrado
 Pedagogia do Cerrado: Amefa visita Escolas Famílias Agrícolas para que estudantes e educadores enriqueçam caderno didático com conhecimento local
 Resumo Expandido no Congresso de Agroecologia

 Ascom Cátedra

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre a Cátedra em seu email.