Amefa realiza seminário de avaliação de impacto do CapGestão Cerrado

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A Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa), organização que sediou a Cátedra Inclusão Produtiva Rural, em 2023, realizou na última quinta (6/06) um seminário para avaliar os impactos da 2ª Fase do CapGestão Cerrado.

O programa é uma estratégia criada para o fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade localizadas no Bioma Cerrado. Com foco na capacitação, a iniciativa contribui para aumentar as capacidades locais de forma a melhorar a gestão de empreendimentos da agricultura familiar, de povos indígenas e comunidades tradicionais.

Nesta edição, o público-alvo foram profissionais de ensino das Escolas de Famílias Agrícolas (EFAs) e das Casas Familiares Rurais (CFRs), que atuam diretamente com crianças, jovens e adultos que trabalham com os produtos da agricultura familiar. A ideia foi qualificar esses profissionais trabalhando temas como o fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade, gestão e comercialização dos produtos de associações, cooperativas e coletivos.

“Ao longo dessas duas fases, desenhamos um conteúdo para atender as necessidades das organizações da agricultura familiar, povos indígenas, comunidades tradicionais, ampliando um processo de capacitação com ferramentas participativas e fortalecimento das principais cadeias da biodiversidade, como o babaçu, baru, pequi, buruti e mel”, afirma Cláudia de Souza, representante da GIZ.

O programa CapGestão Cerrado contou com os seguintes parceiros para realização: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (Unefab), Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), WWF-Brasil, GIZ, Cátedra Inclusão Produtiva Rural, UNB, professores e egressos do IFB. Ao todo, foram sete módulos com 444 pessoas inscritas dos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Piauí, Maranhão e Tocantins.

O seminário de avaliação apresentou resultados sobre o Plano de Ensino Aprendizagem (PEA) e trouxe a participação de seis monitores para compartilhar suas experiências com os projetos:

  •         Identificação das fitofisionomias do Cerrado e biodiversidade na área da Escola Família Agrícola de Porto Nacional (Tocantins)
  •         Extrativismo no Cerrado. O nosso Cerrado, alternativas econômicas do extrativismo nas comunidades e formas de produção agrícola e pecuária
  •         Sistema de Produção e Hortaliças
  •         Agricultura familiar e quintais produtivos
  •         Produção agroecológica: a construção do projeto SAF na EFA de Angical
  •         Produção Agroecológica e Restauração Ecológica Produtiva

“A partir da pesquisa e das experiências que cada um trouxe para nós podemos concluir que foi uma formação riquíssima e importante. Agora fica a necessidade de um aprofundamento maior para alcançar mais pessoas”, avalia Marleide Alves, representante da Unefab.

Próximos passos

Em outubro, está prevista a realização da 2ª Conferência Nacional de Alternância da Pedagogia dos Ceffas e o 5º Seminário Nacional de Pedagogia de Alternância do Brasil. Também está previsto o lançamento do Caderno Didático desenvolvido para potencializar planos de estudos na perspectiva da conservação do Cerrado.

Saiba mais:

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 Ascom Cátedra

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