Trade Hub: Cebrap Sustentabilidade participa de evento sobre desafios e avanços no comércio agrícola sustentável

leia esta notícia

Louise Nakagawa, pesquisadora em governança do Núcleo Cebrap Sustentabilidade, participou, na última quinta (29/02), do evento “Regulações, produção de commodities agrícolas e desmatamento zero”, promovido pelo Hub Brasil, em São Paulo. A atividade encerra o projeto Trade Hub (Development & the Environment Hub), que durante cinco anos reuniu pesquisadores de diferentes instituições para enfrentar os desafios de equilibrar a produção agrícola com a conservação da biodiversidade em todo planeta.

O comprometimento do governo brasileiro com a meta de zero desmatamento até o final da década, conforme ratificado na COP28, coloca o país em destaque nas discussões internacionais sobre sustentabilidade. Durante o evento, foram apresentados os principais resultados alcançados pelo Hub Brasil, destacando descobertas e realizações desde seu início.

 Ao lado de demais parceiros, com diferentes pesquisas e um olhar amplo neste cenário internacional, entre eles o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), WWF-Brasil, Imaflora e o Grupo de Políticas Públicas (GPP) da Esalq/USP, o Cebrap Sustentabilidade apresentou no evento do Hub Brasil reflexões sobre os impactos da soja no território brasileiro.

Segundo Louise, embora a expansão da soja traga impactos positivos em alguns locais, é preciso destacar que também há impactos negativos e que não há um padrão para isto, mesmo em regiões produtoras de soja com a mesma biodiversidade. “No Mato Grosso temos indicadores socioeconômicos muito positivos, mas não é a mesma realidade em Matopiba, por exemplo, que é Cerrado da mesma forma”, afirma. “É importante trazer esse olhar para outros indicadores e características para explicar essa heterogeneidade”.

O encontro reuniu, na quinta (29/02), teve como objetivo unir esforços para influenciar políticas e práticas relacionadas ao comércio sustentável em cadeias de suprimentos no país, explorando medidas para uma produção livre de desmatamento.

Também participaram do evento palestrantes representando organizações como UNEP-WCMC, Itamaraty, Embaixada do Reino Unido, Universidade de Reading, IPAM e PCI-MT, que apresentaram suas perspectivas sobre os caminhos trilhados e as futuras direções a serem exploradas.

Trade Hub

O projeto reuniu, nos últimos cinco anos, mais de 50 organizações de 15 países diferentes para ajudar a tornar o comércio sustentável para as pessoas e para o planeta. Juntos, estes parceiros da indústria, agências comerciais, investigação, governos e sociedade civil estudaram todas as fases das diversas cadeias de abastecimento, revelando ligações prejudiciais e formas potenciais de realizar mudanças duradouras. 

Ascom Cátedra

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre a Cátedra em seu email.