Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cebraporg/public_html/inclusaoprodutivarural.cebrap.org.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Trade Hub: Cebrap Sustentabilidade participa de evento sobre desafios e avanços no comércio agrícola sustentável : Cátedra Itinerante de Inclusão Produtiva Rural

Trade Hub: Cebrap Sustentabilidade participa de evento sobre desafios e avanços no comércio agrícola sustentável

leia esta notícia

Louise Nakagawa, pesquisadora em governança do Núcleo Cebrap Sustentabilidade, participou, na última quinta (29/02), do evento “Regulações, produção de commodities agrícolas e desmatamento zero”, promovido pelo Hub Brasil, em São Paulo. A atividade encerra o projeto Trade Hub (Development & the Environment Hub), que durante cinco anos reuniu pesquisadores de diferentes instituições para enfrentar os desafios de equilibrar a produção agrícola com a conservação da biodiversidade em todo planeta.

O comprometimento do governo brasileiro com a meta de zero desmatamento até o final da década, conforme ratificado na COP28, coloca o país em destaque nas discussões internacionais sobre sustentabilidade. Durante o evento, foram apresentados os principais resultados alcançados pelo Hub Brasil, destacando descobertas e realizações desde seu início.

 Ao lado de demais parceiros, com diferentes pesquisas e um olhar amplo neste cenário internacional, entre eles o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), WWF-Brasil, Imaflora e o Grupo de Políticas Públicas (GPP) da Esalq/USP, o Cebrap Sustentabilidade apresentou no evento do Hub Brasil reflexões sobre os impactos da soja no território brasileiro.

Segundo Louise, embora a expansão da soja traga impactos positivos em alguns locais, é preciso destacar que também há impactos negativos e que não há um padrão para isto, mesmo em regiões produtoras de soja com a mesma biodiversidade. “No Mato Grosso temos indicadores socioeconômicos muito positivos, mas não é a mesma realidade em Matopiba, por exemplo, que é Cerrado da mesma forma”, afirma. “É importante trazer esse olhar para outros indicadores e características para explicar essa heterogeneidade”.

O encontro reuniu, na quinta (29/02), teve como objetivo unir esforços para influenciar políticas e práticas relacionadas ao comércio sustentável em cadeias de suprimentos no país, explorando medidas para uma produção livre de desmatamento.

Também participaram do evento palestrantes representando organizações como UNEP-WCMC, Itamaraty, Embaixada do Reino Unido, Universidade de Reading, IPAM e PCI-MT, que apresentaram suas perspectivas sobre os caminhos trilhados e as futuras direções a serem exploradas.

Trade Hub

O projeto reuniu, nos últimos cinco anos, mais de 50 organizações de 15 países diferentes para ajudar a tornar o comércio sustentável para as pessoas e para o planeta. Juntos, estes parceiros da indústria, agências comerciais, investigação, governos e sociedade civil estudaram todas as fases das diversas cadeias de abastecimento, revelando ligações prejudiciais e formas potenciais de realizar mudanças duradouras. 

Ascom Cátedra

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre a Cátedra em seu email.