Em 2020/2021 o Instituto Federal do Pará (IFPA) foi organização-sede da Cátedra Itinerante por meio do Programa Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Incubitec). Com o projeto “Inclusão Produtiva na Amazônia Paraense: dinâmicas, atores e desafios”, pesquisadores trabalharam o aumento da produtividade a partir da implementação das Unidades Socioprodutivas de Referências (USR).
As unidades inseridas dentro de espaços coletivos e desenvolvidas por meio da extensão e da pesquisa, foram criadas para melhorar e ampliar a produção dentro dos sistemas familiares dos pequenos agricultores das comunidades rurais na Amazônia Paraense. Nelas, foram desenvolvidas oficinas sobre produção de hortaliças de forma agroecológica, produção de adubo orgânico, compostagem, minhocultura, criação de frangos, produção de ração alternativa, sistema de produção em policultivo e processo de agroindustrialização.
Segundo o pesquisador da Incubitec, Wagner Luiz do Nascimento e Nascimento, antes da implantação das unidades havia um grande problema de insegurança alimentar na região, já que os agricultores não produziam grande diversidade de alimentos e tampouco comercializavam os seus produtos. “Hoje, eles compram a proteína que precisam, mas conseguem consumir hortaliças e outros alimentos que cultivam no fundo de suas próprias casas, além de atender o mercado com a comercialização destes produtos mais saudáveis. Era justamente o que nós esperávamos e o que estamos alcançando”, afirma.
A implementação das USRs foi feita de maneira coletiva com os produtores a partir de mutirões. Além de garantir a alimentação da própria comunidade e gerar renda, principalmente durante o período da pandemia de Covid-19, as USRs são referências do que pode ser multiplicado em outras comunidade, inclusive.
Com o programa, os pesquisadores também oferecem assistência técnica aos agricultores familiares, com suporte professores e estudantes bolsistas de graduação e pós-graduação, que atuam a partir da pesquisa e de ensino. O projeto das USRs alcançou mais de 300 famílias da região e complementou outros programas da Incubitec, realizados em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/PA), a Earthworm Fundation e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará.
“Nunca tínhamos tido experiência de Cátedra no IFPA e quando saiu o edital fomos estudar qual era a dimensão de um vínculo como esse. Foi um processo muito satisfatório, a partir disso, conseguimos montar um grupo mais extenso e concentrado de pesquisadores da Amazônia, identificando as principais problemáticas e demandas da agricultura e pensando em alternativas conjuntas de atuação”, completa Wagner.
Atualmente, a infraestrutura das unidades está mais ampla, totalizando 15 USRs, sendo: Unidade Socioprodutiva de Referência para Produção Agroecológica de Hortaliças; Unidade Socioprodutiva de Referência para Produção de Adubo e Composto Orgânico; Unidade Socioprodutiva de Referência para Criação de Frangos Caipira de Corte e Poedeira; Unidade Socioprodutiva de Referência para Produção de Ração Alternativa para Frangos Caipiras;Unidade Socioprodutiva de Referência em Panificação e Confeitaria; Unidade Socioprodutiva de Referência para Produção de doces, geleias, compotas e licores de frutas Amazônicas; Unidade Socioprodutiva de Referênciapara Cultivo de Peixes em áreas Ribeirinhas.
CONFIRA O RELATÓRIO FINAL DO PROJETO
CONFIRA O RELATÓRIO FOTOGRÁFICO
Ascom Cátedra