Experiências da Cátedra são levadas para conferência livre de Ciência, Tecnologia e Inovação

leia esta notícia

Evento que aborda da transformação ecológica dos sistemas agroalimentares é preparatório para conferência nacional que ocorrerá em junho

O coordenador do Núcleo Cebrap Sustentabilidade, Arilson Favareto, apresentou nesta segunda (15/04) as experiências da Cátedra Itinerante aos participantes da Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) para a Transformação Ecológica dos Sistemas Agroalimentares. O evento integra as etapas preparatórias para a Conferência Nacional de CTI que será realizada em junho pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Policy Brief

Na ocasião, Arilson apresentou a quarta edição do Policy Brief da Cátedra 100 territórios de inclusão e sustentabilidade – para uma estratégia renovada de inclusão produtiva no Brasil rural e interiorano, lançado em 27/03, que aponta a ideia de um programa territorial que combine inclusão produtiva com sustentabilidade.

O documento traz ideias e exemplos de medidas para uma geração renovada de políticas de inclusão produtiva no Brasil rural e interiorano, apoiadas nas evidências obtidas com uma ampla gama de estudos e pesquisas que se dedicaram a avaliar o que se conseguiu e o que precisa ser feito em termos de políticas de inclusão produtiva.

Em sua apresentação, Arilson destaca a necessidade de o Brasil reposicionar a sua estratégia do sistema agroalimentar, que direta ou indiretamente contribui para a emissão de gases estufa no Brasil. “Precisamos promover uma nova transição acelerada para aquilo que podemos chamar de sistema agroalimentar saudável e sustentável. Isso não vai depender somente das forças do mercado, não vai ser obra só do estado e nem somente da experimentação cotidiana. Teremos um tremendo esforço para repactuar uma verdadeira estratégia de transição no sistema”, avalia.

Rete

A professora da UNB Mireya Valencia, que integra a Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (Rete), também levou aos participantes da conferência as experiências da rede nos dois últimos anos, período em que foi organização-sede da Cátedra Itinerante.

Neste período, a Rete promoveu o projeto Produção Rural Inclusiva e Sistemas Alimentares: apontando caminhos para a consolidação de nichos de inovação (Prisma). Com abrangência internacional, um dos componentes do Prisma é executado com as redes parceiras no México, Colômbia e Chile. O objetivo é levantar evidências sobre políticas públicas de Inclusão Produtiva Rural (IPR) que permitam identificar quais são os principais desafios para a IPR e as estratégias para enfrentá-los.

Segundo Mireya, os processos de inclusão produtiva estão diretamente relacionados com a temática da conferência livre sobre a transformação ecológica dos sistemas agroalimentares. “A inclusão não é somente pelo lado econômico, de renda e trabalho, mas pelas próprias bases de conhecimento dos grupos vulneráveis. Ela deve promover maior autonomia, independência e, principalmente, compreensão da própria condição social econômica das populações que estão em situações de vulnerabilidade”, afirma.

Conferência livre

A Conferência Livre CTI para a Transformação Ecológica dos Sistemas Agroalimentares foi realizada para debater a pesquisa agrícola, facilitar colaborações e contribuir com diretrizes e propostas a serem levadas à 5ª CNCTI. As propostas buscam atender aos eixos estruturantes previstos para a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2023-2030.

A conferência foi organizada pela EmbrapaMinistérios da Agricultura e PecuáriaFazendaDesenvolvimento Agrário e Agricultura FamiliarCiência, Tecnologia e InovaçãoEducaçãoWorld-Transforming Technologies (WTT) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). O evento aconteceu 15 a 19 de abril, no formato híbrido, com a programação organizada em 5 eixos. Para saber mais, acesse.

Ascom Cátedra

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre a Cátedra em seu email.