O Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, da Plataforma Brasiliera de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), analisa a relação entre a produção agrícola, a conservação da biodiversidade e os serviços ecossistêmicos no Brasil. A publicação discute desafios socioeconômicos e ambientais do setor, apresenta cenários futuros e propõe caminhos para uma agricultura mais sustentável, numa perpectiva de contribuição para uma agenda internacional relacionada ao desenvolvimento com preservação ambiental e inclusão social.
O professor Arilson Favareto, da Universidade Federal do ABC e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) que já integrou a equipe da Cátedra IPR, é um dos autores do Capítulo 5: Oportunidades para Geração de Renda e Inclusão Produtiva na Paisagem Rural por Meio do Uso Sustentável e da Manutenção da Biodiversidade e dos Serviços Ecossistêmicos.
O capitulo aborda as dinâmicas da agricultura e dos serviços ecossistêmicos no Brasil, analisando como esses fatores interagem e são moldados por políticas públicas, uso da terra e modelos produtivos. Além disso, explora os desafios e oportunidades para conciliar a produção agrícola com a conservação da biodiversidade. A abordagem inclui discussões sobre crédito agrícola, sustentabilidade, impactos ambientais e caminhos para um desenvolvimento mais equilibrado entre economia e ecossistemas naturais.