A Cátedra Itinerante apresentará, na próxima terça (30/01) às 16h, as obras vencedoras da 1ª Edição do Prêmio Ignacy Sachs. O evento online será apresentado pelo coordenador do Cebrap Sustentabilidade, Arilson Favareto, e mediado pela docente em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC (UFABC) Luciana Travassos. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Cebrap.
O prêmio anual foi criado pela Cátedra Itinerante em 2023 para reconhecer o mérito dos melhores trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil, sobre Inclusão Produtiva Rural, nas modalidades Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado e Artigo Científico publicado ou inédito.
Os vencedores da 1ª edição são:
- Thor Saad Ribeiro, na modalidade Melhor Dissertação de Mestrado, com a pesquisa Convivência com o Semiárido: a construção de um desenvolvimento camponês;
- Anderson Luís do Espírito Santo, na modalidade Melhor Tese de Doutorado, com a pesquisa No rural tem inovação social! Um estudo em dois assentamentos rurais na zona fronteiriça Brasil Bolívia;
- Zilma Borges, Caio Momesso, Raoni Fernandes Azerêdo e Eduardo Vivian da Cunha, pela modalidade melhor artigo científico inédito, com tema Arranjos Multiatores para a Inclusão Produtiva Rural: Agriculturas do Sertão e da Floresta.
Ignacy Sachs
Ignacy Sachs foi um dos estudiosos pioneiros na busca por novos paradigmas de desenvolvimento baseados na convergência entre expansão do bem-estar e valorização da diversidade socio-bio-cultural.
Ao longo de sua vida, Sachs se destacou por seu enorme esforço em mostrar que o Brasil é um dos países mais bem posicionados para liderar uma transição em escala planetária, marcada por novas formas de relação entre sociedade e natureza, nas quais a ampliação das oportunidades econômicas das pessoas também esteja em primeiro plano.
ACOMPANHE A TRANSMISSÃO AO VIVO
Ascom Cátedra