Cátedra IPR debate desafios e oportunidades para a inclusão produtiva rural em seminário da Embrapa

leia esta notícia

O diretor da Cátedra Itinerante de Inclusão Produtiva Rural (IPR), Vahíd Vahdat,  participou, na quinta (27/02), de seminário virtual realizado pela Rede de Socioeconomia na Agricultura (RSA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento sobre a situação atual e os desafios futuros do mercado de trabalho rural abordou as transformações no setor, os impactos da modernização e a relação entre emprego e inovação no agronegócio.

Em sua apresentação, Vahíd destacou a importância de explorar as complexidades do emprego nas áreas rurais, especialmente na agricultura, e as oportunidades para a inclusão produtiva. Também apresentou dados dos relatórios produzidos pela Cátedra Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano de 2022 e de 2023/2024, que traça um panorama detalhado sobre os desafios e as oportunidades para a inclusão produtiva nas áreas rurais do país, em um contexto de mudanças climáticas e transformações estruturais.

O pesquisador também fez um resgate das políticas agrícolas no Brasil, desde a modernização da agricultura na década de 1960, impulsionada pela Embrapa, até os programas mais recentes de inclusão produtiva, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Outro ponto levantado foi a diversificação das atividades rurais. Vahíd ressaltou que 49% da população que vive no campo não trabalha diretamente com agricultura, enquanto 35% dos trabalhadores agrícolas residem em áreas urbanas. Essa dinâmica mostra a necessidade de olhar para as áreas rurais como espaços de múltiplas oportunidades, não restritas apenas à produção agrícola.

Assista ao seminário da Embrapa 

Além de Vahíd, participaram do encontro: Helio Zylberstajn, presidente da Associação Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho (Ibret), que destacou tendências do emprego no Brasil, incluindo fenômenos modernos como a uberização do trabalho rural e a proposta de um modelo de condomínio rural; e Isabel Mendes, assessora técnica do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA),  que apresentou números do emprego agrícola, trazendo uma análise atualizada do mercado de trabalho no agronegócio.

O evento faz parte de uma série de cerca de 12 debates que acontecerão ao longo de 2025. O objetivo é conhecer os fundamentos, estabelecer o diálogo e tomar ciência das principais decisões nas temáticas debatidas, de maneira a subsidiar a orientação de pesquisas da Embrapa. As sessões buscam oferecer uma visão ampla, internacional/nacional; visão setorial de governo e potencial de contribuição da Embrapa.

Comunicação Cátedra

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre a Cátedra em seu email.