O Relatório Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano (2023-2024) traça um panorama detalhado sobre os desafios e as oportunidades para a inclusão produtiva nas áreas rurais do país, em um contexto de mudanças climáticas e transformações estruturais.
A publicação aborda a ideia de uma transição rural justa, que integre crescimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental, O relatório também analisa as tendências de transformação nas áreas rurais brasileiras, revisa as políticas públicas e propõe inovações para instrumentos como crédito rural, assistência técnica e mercados de nicho. O documento está estruturado em três capítulos:
- Por uma transição rural justa, sustentável e inclusiva;
- Dinâmica recente das ocupações no Brasil rural e interiorano;
- Espaços de inovação nas políticas de inclusão produtiva no Brasil rural.
O lançamento deste relatório também marca uma nova etapa do desenvolvimento da Cátedra IPR. Ao longo dos primeiros três anos, a Cátedra discutiu de maneira ampla o tema da inclusão no Brasil rural e interiorano. A partir do triênio iniciado em 2024, o foco passa a ser as interdependências entre a agenda das mudanças climáticas e a agenda da inclusão. Isso porque tem ficado evidente que o repertório de ações que vem sendo esboçado para dar conta da crise climática tende a agravar a agenda das desigualdades, quando deveria ser uma oportunidade para conectar as duas agendas.
E para reforçar ainda mais o compromisso com as mudanças necessárias no país, a atenção à produção de conhecimentos e formação de capacidades, que caracterizam o primeiro triênio, passam a ser complementadas com uma maior atenção à incidência sobre políticas públicas e investimentos privados. Esperamos que o conteúdo aqui apresentado sirva de ponto de partida para os desenvolvimentos dos próximos anos.
> Conheça o Relatório Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano (2023-2024
Comunicação Cátedra