Bogotá sediará evento para debater gestão territorial de políticas públicas para a transição dos sistemas alimentares na América Latina

leia esta notícia

De 30 de outubro a 3 de novembro a cidade de Bogotá, na Colômbia, vai sediar o VIII Congresso Internacional de Gestão Territorial para o Desenvolvimento Rural e o XIV Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial. Com a temática “Gestão territorial de políticas públicas para a transição dos sistemas alimentares na América Latina”, o evento é voltado para pesquisadores, gestores públicos e pessoas da sociedade civil comprometidas com o desenvolvimento territorial e a gestão de políticas públicas. Interessados devem fazer inscrição online até 26/10.

O evento híbrido é organizado pela Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (Rete), Rede de Gestão Territorial para o Desenvolvimento Rural e a Construção da Paz (Rede GTD PAZ-Colômbia), Rede de Gestão Territorial para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Rede GTD-México), Centro de Excelência em Sistemas Agroalimentares Sustentáveis e Resilientes para a Transformação Social da Universidade Nacional da Colômbia e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O evento contará com palestrantes para debater a formulação de políticas públicas territoriais nacionais que respondam aos desafios contemporâneos das sociedades latino-americanas, os sistemas agroalimentares e o papel dos atores socioeconómicos nos processos de mudança e resiliência que marcarão esta década a partir de uma abordagem territorial, entre outras temáticas.

“Esse congresso resulta de uma longa e forte parceria entre as redes de Colômbia, México e Brasil, que compartilham objetivos, princípios e áreas de pesquisa refletidas nos objetivos de cada uma das mesas que estruturam o congresso”, afirma a professora da Universidade de Brasília (UNB) e integrante da Rete, Mireya Valencia Perafán. “Assim como o próprio debate sobre a abordagem territorial e sua apropriação pelas políticas públicas, a transição para sistemas alimentares sustentáveis, a inovação, sobretudo aquela inclusiva, e a sustentabilidade ambiental, nesta oportunidade com um foco especial na Amazônia”, completa.

O congresso contará com cinco mesas temáticas de discussões, sendo:

Mesa 1 – Políticas Públicas: Propostas Inovadoras de Políticas Territoriais
Mesa 2 – Contributos da gestão territorial para a transição dos sistemas agroalimentares e a construção da soberania alimentar
Mesa 3 – Inovação social e diversidade epistêmica na gestão do conhecimento para o desenvolvimento territorial
Mesa 4 – Governança ambiental territorial e conflitos socioambientais
Mesa 5 – A Amazônia e sua abordagem territorial

Entre os palestrantes estão: Arilson Favareto, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap); Blanca Rubio Vega, da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam); Patrícia Bottero Gómez, da Universidade da Terra Caldas e Sudoeste da Colômbia/Centro de Estudos Independentes Color Earth; Rosa Gallardo-Cobos, da Universidade de Córdoba (Espanha); e Santiago Roberto Duque, da Universidade Nacional da Colômbia – Sede Amazônia.

Mireya Valencia e Paulo Diniz, também pesquisador pela Rete, vão apresentar os resultados do projeto Produção Rural Inclusiva e Sistemas Alimentares: apontando caminhos para consolidação de nichos de inovação (Prisma), desenvolvido pela Rete como organização-sede da Cátedra Itinerante. O 8º Congresso e o 14º Fórum Internacional ocorrem em comemoração aos 60 anos da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional da Colômbia. Saiba mais aqui.

Serviço:

O que: 8º Congresso Internacional de Gestão Territorial para o Desenvolvimento Rural e 14º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial
Quando: De 30/10 a 3/11
Onde: Centro de Convenções Alfonso López Pumarejo – Edifício Uriel Gutiérrez, Universidade Nacional da Colômbia

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre a Cátedra em seu email.