Atuação
da Cátedra

Eixos Temáticos

Em seu segundo triênio, a Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural se organiza em duas frentes de atuação: produção de conhecimento com base em evidências sólidas, compreendendo os problemas que bloqueiam a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil rural e como superá-los, e incidência, procurando influenciar com informações qualificadas os processos de tomada de decisão em políticas públicas, iniciativas privadas e movimentos sociais.

Além disso, agrupa as pesquisas em quatro eixos temáticos que se interrelacionam: Juventude Rural, Adaptação Climática, Digitalização e Transição Agroalimentar.

Juventude Rural

Para pensar no futuro das áreas rurais no Brasil e como promover os processos de inclusão produtiva, é necessário dar atenção à juventude que vive nesses territórios. Ainda que seja um grupo heterogêneo, os jovens tipicamente apresentam maiores níveis de pobreza quando comparados aos adultos rurais, assim como na comparação com os jovens urbanos, situação que é mais grave se a jovem é mulher, negra e pertencente a povos e comunidades tradicionais. Na comparação com o contexto urbano, os jovens rurais também apresentam acesso mais limitado à educação e começam a trabalhar mais cedo, comumente em ocupações de baixa produtividade e sem proteção social.

Devido à falta de oportunidades, muitos jovens decidem sair das áreas rurais, colocando em questão a sucessão rural e o interesse em promover o desenvolvimento dessas regiões. No entanto, as transformações das últimas décadas nos mundos rurais sugerem que pode estar em curso um reposicionamento da condição juvenil. Para entender esse reposicionamento e conhecer as aspirações dessa população, é necessário realizar novos estudos para construir propostas de desenvolvimento que tornem a vida rural atrativa e com oportunidades para os jovens, sendo este o objetivo que norteia a atuação da Cátedra IPR neste eixo temático.

Adaptação Climática

O avanço das mudanças climáticas não gera alterações apenas nas condições e meios de vida das populações que vivem nas áreas rurais. Mudanças nos índices de precipitação, ondas de calor, ventos e etc. trazem novas exigências para as infraestruturas, sistemas produtivos e tipos de culturas. Reconhecer as mudanças em curso e agir de maneira correspondente são necessidades crescentes.

Apesar do discurso proferido pelos atores no campo da inclusão produtiva incorporar cada vez mais a adaptação climática, ainda não está claro quais estratégias precisam ser mobilizadas em cada contexto e como essas podem favorecer a resiliência e a produtividade dos agricultores familiares. A Cátedra IPR busca investigar essas lacunas, explorando tanto evidências locais como internacionais.

Digitalização

É crescente a incorporação de tecnologias digitais em diferentes esferas da vida social e produtiva, mas a transição digital em curso pode ter resultados ambíguos nas áreas rurais do país: pode aprofundar desigualdades já existentes ou se transformar em um vetor de inclusão produtiva. O eixo de sobre digitalização parte deste dilema. Seu objetivo é compreender sob quais condições a digitalização pode contribuir para ampliar oportunidades e fortalecer a inclusão produtiva de agricultores familiares em situação de vulnerabilidade.

Para isso, o eixo se dedica a entender como as tecnologias digitais podem ser incorporadas em políticas públicas voltadas para a agricultura familiar a partir do mapeamento de experiências territoriais inovadoras, programas e iniciativas que utilizem tecnologias digitais como instrumentos de produção, geração de renda, acesso a mercados e serviços de assistência técnica. Com isso, a Cátedra IPR identifica aprendizados e bloqueios desses processos e propõe caminhos para que a digitalização favoreça a inclusão produtiva nas áreas rurais do país.

Transição Agroalimentar

O desafio de criar sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis é particularmente relevante para as áreas rurais brasileiras e tem sido tema de debate por diversas organizações. Para que as diferentes propostas em pauta constituam caminhos promissores para as áreas rurais, é importante analisar em que medida elas contribuem para a inclusão produtiva ou criam novos entraves.

A Cátedra IPR busca levantar os aprendizados e discutir as inovações que podem ser introduzidas em instrumentos de política, como compras públicas, certificações e crédito, para que sejam catalisadores de mudanças duráveis para as áreas rurais.

Itinerâncias concluídas

Em seu primeiro triênio, a Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural foi sediada por dez organizações-sede, selecionadas por meio de editais anuais, que tiveram a oportunidade de desenvolver onze estudos em diferentes temas de relevância relacionados à inclusão produtiva rural no Brasil. O objetivo da Cátedra era atuar sobre o tema da inclusão produtiva rural a partir de três principais eixos de ação:

I) Produção de conhecimentos: produzir e sistematizar conhecimentos sobre como compreender melhor os problemas que bloqueiam a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil rural e interiorano e sobre as melhores formas de superá-los;

II) Incidência: gerar incidência, fazendo com que o conhecimento produzido chegasse até as organizações públicas, privadas e da sociedade civil, com objetivo de aprimorar o processo de tomada de decisão desses atores;

III) Fortalecimento de capacidades: fortalecer capacidades institucionais tanto para a produção de conhecimentos sobre inclusão produtiva rural como para que esse conhecimento gerado pudesse efetivamente ser utilizado pelos atores e organizações envolvidos com o campo da inclusão produtiva rural.

Em cada ponto do mapa você
encontra as principais informações
dos projetos desenvolvidos
com as organizações-sede.
Em cada ponto do mapa você
encontra as principais informações
dos projetos desenvolvidos
com as organizações-sede.

Assine nosso conteúdo para receber o Boletim Informativo Trimestral e outras novidades sobre a Cátedra em seu e-mail.