Amefa publica artigo sobre inclusão produtiva, educação do campo e a sociobiodiversidade do Cerrado 

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Publicada no Cadernos Cebrap Sustentabilidade, a pesquisa aborda Pedagogia da Alternância, desafios para a produção de conhecimentos agroecológicos e a inclusão produtiva da sociobiodiversidade do Cerrado

O quarto volume do Cadernos Cebrap Sustentabilidade traz o artigo da Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa), organização que sediou a Cátedra Inclusão Produtiva Rural, em 2023. A publicação apresenta uma análise sobre os Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (Ceffas) com o objetivo de investigar as inter-relações entre inclusão produtiva, educação do campo, a sociobiodiversidade do Cerrado e os Projetos Produtivos dos Jovens (PPJs).

A pesquisa aponta que os Ceffas revelam potenciais de contextualização da educação que favorecem um processo reflexivo sobre segurança alimentar, valorização dos produtos da sociobiodiversidade e da cultura dos territórios onde vivem. Mesmo com o bioma Cerrado marcado pelo desmatamento, o uso sustentável da biodiversidade apresenta evidências do seu potencial socioeconômico, tanto a partir da comercialização de produtos florestais não madeireiros quanto de pagamento por serviços ambientais

Segundo o artigo, o Cerrado está ameaçado, pois teve sua cobertura original reduzida a menos de 50%.  O bioma é considerado o berço das águas, pois oito das doze principais regiões hidrográficas do Brasil possuem nascentes dentro dele.Conhecido também como uma floresta “invertida”, de vegetação com longas raízes, apresenta uma biomassa capaz de armazenar o equivalente a 137,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por hectare, demonstrando também seu importante papel  no equilíbrio climático global.

O estudo, de autoria da pesquisadora Marccella Lopes Berte e do coordenador pedagógico da Amefa, João Batista Begnami, identifica e inter-relaciona diferentes dimensões do contexto inerente a educação do campo, a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais e as características de pequenos municípios do interior do Cerrado.

 O estudo analisa, além desse contexto, os Projetos Produtivos dos Jovens que são síntese do processo formativo da juventude rural dos Ceffas e que refletem tanto os desafios quanto as oportunidades da sua realidade que confronta conflitos geracionais, com uma educação que reconhece a cultura local e a participação ativa da juventude rural.

“Com base em uma amostra de PPJs dos Ceffas foi possível perceber que a segurança alimentar está no centro das reflexões das juventudes rurais dos Ceffas no Cerrado. Já a escolha por intervenções na direção de caminhos para a inclusão produtiva baseadas no uso da biodiversidade para além da produção de alimentos, turismo, atividades não agrícolas e produção de energia limpa estão distantes da centralidade dos seus projetos”, afirma Marcella Berte, conforme o gráfico abaixo.

 

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Ascom Cátedra

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