A Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa) está produzindo um Caderno Didático para potencializar planos de estudos na perspectiva da conservação do Cerrado. O projeto deverá alcançar, diretamente, 3.800 jovens do ensino médio e técnico das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) situadas no bioma Cerrado.
O Caderno Didático será um recurso pedagógico exclusivo, que terá como enfoque a agroecologia e a sociobidodiversidade, em conformidade com o princípio da Pedagogia da Alternância. A ideia é que ele integre o currículo dos Centros Educativos Familiares de Formação de Alternância (Ceffas).
A publicação incluirá contribuições de educadores que participarão do programa CapGestão Cerrado, uma série de sete cursos temáticos que deverá qualificar professores de EFAs e de Casas Familiares Rurais em ferramentas para implementar melhores capacidades de gestão de empreendimentos rurais de base familiar no Cerrado.
Previsto para acontecer entre maio e dezembro de 2023, o CapGestão será oferecido em formato online para profissionais de educação das 56 Escolas Famílias Agrícolas do Cerrado, e deverá totalizar 140 horas. O programa será oferecido em rede, por meio de uma ampla parceria entre instituições públicas, não-governamentais e comunitárias.
Os cursos do CapGestão são: Formação pedagógica: em pedagogia de alternância, novo ensino médio e a sociobiodiversidade do Cerrado; Produção agroecológica e restauração ecológica produtiva; Regularização ambiental de propriedades rurais; Gestão organizacional dos empreendimentos; Organização e fomento de cadeias de valor com enfoque em gênero; Diferenciação de mercados para a produção familiar; Desenvolvimento de planos de negócios.
O objetivo do programa também é contribuir para o aumento de renda das comunidades da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, com novas oportunidades de acesso aos mercados consumidores e agregação de valor aos produtos.
“A ideia é um olhar um pouco mais focado na biodiversidade e potenciais econômicos dela. Com o projeto, a gente faz uma análise reflexiva de como os jovens, na pedagogia da alternância, podem se perceber enquanto atores da mudança e inclusão produtiva no meio rural”, informa Marccella Lopes Berte, pesquisadora da Amefa ao destacar que são escolas que atendem jovens da agricultura familiar, com grande potencial para desenvolver projetos produtivos rurais.
O Programa CapGestão Cerrado é promovido em parceria com o WWF-Brasil, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e a União Nacional das Escolas Famílias Agrícola do Brasil (Unefab), com coordenação metodológica do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, desenvolvido pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e apoio da União Europeia.
Caderno Didático
Além das contribuições oriundas dos cursos do CapGestão, o Caderno Didático será avaliado em Escolas Famílias Agrícolas em Minas Gerais, Piauí, Maranhão, Tocantins, Goiás e Bahia, onde serão realizadas rodas de conversas com educadores e estudantes.
“A ideia é que o caderno supra de alguma forma a grande carência que existe hoje nas escolas do campo de materiais didáticos apropriados às diversas realidades dos territórios camponeses. Queremos que o material reforce a relação teoria-prática e a construção do conhecimento na perspectiva do diálogo de saberes”, afirma o professor e coordenador pedagógico da Amefa, João Batista Begnami.
A versão final do Caderno Didático será impressa e distribuída aos jovens estudantes de cursos técnicos do ensino médio de municípios rurais e deverá alcançar, de maneira indireta, agricultores familiares ligados às 56 Escolas Famílias Agrícolas situadas no Cerrado. A previsão é que o material seja finalizado no início de 2024.
Amefa
A Amefa é sede da Cátedra Itinerante em 2023 e conta com o apoio da União Nacional de Escolas Família Agrícolas do Brasil (Uneafb), rede na qual participa. O foco no Cerrado se justifica pela sua importância socioeconômica e ambiental, sendo um dos biomas mais afetados pelo avanço da produção extensiva de soja e da pecuária bovina.
Na primeira etapa do projeto, os pesquisadores elaboraram um position paper sobre o tema do edital da Cátedra para 2023, tendo por contexto escolas do campo situadas no bioma Cerrado, com o título Pedagogia da Alternância, potenciais e desafios para a produção de conhecimentos agroecológicos e a inclusão produtiva na sociobiodiversidade do Cerrado.
“O artigo em questão realiza uma análise do currículo dos Ceffas com o objetivo de compreender o processo de aprendizagem da juventude rural na elaboração do Projeto Profissional do Jovem. Mas, antes busca identificar e inter-relacionar diferentes dimensões do contexto, como a sustentabilidade, a sociobiodiversidade e a inclusão produtiva, com a educação do campo”, afirma João Begnami ao destacar que foram revisados nove trabalhos científicos e 15 projetos de jovens.
“Os resultados mostram que os Ceffas revelam potenciais de contextualização da educação que favorecem um processo reflexivo sobre segurança alimentar, valorização dos produtos da sociobiodiversidade e da cultura dos territórios onde vivem”, conclui João Begnami.
Foto: Amefa
Ascom Cátedra